Sistemas de Segurança
SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas)
A execução de um projeto de SPDA bem elaborado é a maneira mais eficiente de aumentar o nível de segurança contra descargas atmosféricas. Sua função é oferecer um caminho de baixa resistividade para descarga elétrica, evitando a incidência sobre a propriedade protegida.
Sistema de Portáteis e Transportáveis
Em seu princípio, um incêndio que atingiria grandes proporções pode ser interrompido apenas com o manejo competente de um sistema de extintores dimensionado corretamente. A identificação equivocada dos riscos pode acarretar na distribuição ineficiente dos extintores, desabilitando a primeira linha de proteção ativa contra incêndio.
Sistema de Detecção e Alarme
O sistema de detecção e alarme vem garantindo que o incêndio seja identificado rapidamente, mesmo em ambientes inabitados, esta velocidade é essencial para que a brigada de emergência comece o combater o incêndio imediatamente após o surgimento do mesmo, tornando a sua extinção rápida e pouco onerosa. Além disto, o sistema de detecção e alarme informa que a edificação deve ser desocupada, garantindo a evacuação antes que o sinistro tome grandes proporções.
Sistemas Hidráulicos
Com o crescimento do incêndio, a proteção por extintores portáteis deixa de ser eficiente. A partir deste ponto, os sistemas hidráulicos, automáticos ou sob demanda, são os principais elementos aplicados para a obtenção de uma extinção precoce. Existem ainda sistemas hidráulicos utilizados para casos especiais, como a separação entre riscos através de cortina D´agua, o resfriamento de tanques contendo líquidos inflamáveis, e outros.
- Sistema de proteção por hidrantes;
- Sistema de proteção por sprinklers;
- Sistema de proteção do tipo Dilúvio; e,
- Sistema de proteção por espuma química / mecânica;
Sistemas de Combate contra Incêndio com elementos especiais
Mesmo conhecendo a eficiência da água no combate ao incêndio, existem casos em que a utilização de outro elemento extintor é mais adequada, como a utilização de gases inertes na proteção de uma sala de quadros elétricos ou um centro de processamento de dados. Dentre eles podemos citar:
- Sistema Dilúvio com gás FM-200 (HFC-227ea);
- Sistema Dilúvio com gás Inergen;
- Sistema Dilúvio com gás Carbônico;
- Sistema de proteção por líquidos extintores não condutores (NOVEC 1230);
- Sistemas de extinção por aerosol (FirePro); etc.